A trágica situação do Rio Grande do Sul após fortes e incessantes chuvas sensibilizou o país e gerou uma grande mobilização de ajuda. Em Tubarão e região, as principais ações são arrecadação de mantimentos, ração, água e produtos de higiene, e envio de equipes para auxiliar no salvamento de vítimas.
Diversos pontos de coleta estão disponíveis em Tubarão para a população que quiser doar. Entre eles, estão a secretaria de Segurança e Trânsito, Toyota Mercosul, Med farma, Líder Atacadista, Colégio Dehon, Erasmo Caminhões, Moniari e Star.
Surfistas de grandes ondas da região levaram seus jet skis para o estado vizinho e estão ajudando as forças de segurança no resgate de pessoas e animais. “O cenário é de guerra. Uma tristeza sem fim”, relatou o surfista e empresário João Baiuka nas redes sociais.
A Baly também colocou suas carretas à disposição para levar as doações. E um grupo da Verdade Igreja partiu na madrugada desta segunda-feira (6) para a região atingida pela enchente com um caminhão cheio de mantimentos.
A Unisul vai colaborar com os atendimentos às vítimas. Quarenta médicos, enfermeiros e estudantes voluntários irão para Porto Alegre nesta segunda à noite. “Estamos conclamando as pessoas para doarem, até as 20h de hoje, principalmente água, lenço umedecido, mantas térmicas e lençóis para encaminharmos juntamente com a nossa missão. Aqui em Tubarão, as doações poderão ser feitas na Biblioteca da Unisul”, pede o reitor Mauri Heerdt.
Fonte: Extra.sc