Sábado, 13 de abril, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia, é dia D vacinação contra a Gripe. Em São Ludgero acontecerá na Sala de Vacinas na Unidade de Saúde Sezefredo Philippi (Margem Esquerda) com duas equipes atendendo à população. No local, também haverá brinquedos infláveis para as crianças.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A equipe da Saúde de São Ludgero tem como meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado de Santa Catarina vacinar 4.345 pessoas dos grupos prioritários. A maioria são pessoas da terceira idade com 60 anos ou mais, seguido de crianças de 2 a 6 anos e de pessoas com deficiência permanente.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação da gripe foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos. A vacina é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus.
A imunização contra Gripe em São Ludgero iniciou no dia 26 de março e segue até o dia 31 de maio. Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas integrantes dos grupos prioritários a vacinação foi descentralizada e acontece em duas unidades de saúde. As pessoas podem receber a vacina na Sala de Vacinas na Unidade de Saúde Sezefredo Philippi (Margem Esquerda) de segunda a sexta-feira, salvo feriados, das 7 às 18h30min, e na Unidade de Saúde Ardelir Cardoso Mattei (Encosta do Sol) das 14 às 17 horas.