Começa hoje o período da Campanha contra a Influenza 2024, que acontecerá no Estado entre os dias 25 de março e 31 de maio, sendo o sábado, 13 de abril, o chamado Dia D da campanha.
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), já distribuiu doses da vacina contra a gripe para todas as 17 centrais regionais do Estado. Neste ano, um total de 3.023.725 pessoas estão elencadas em um dos grupos prioritários para a vacinação. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.
Poderão ser vacinados neste período os integrantes classificados como integrantes dos grupos de risco ou prioritários, a saber: crianças com idades entre seis meses e seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes, puérperas (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo percurso (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
A vacina contra a gripe oferecida este ano na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar para março a campanha de vacinação contra a gripe, que ocorre tradicionalmente entre abril e maio. Até o dia 9 de março, foram confirmados no Estado 95 hospitalizações por gripe e sete mortes.