Há 12 cidades da Amurel contempladas na primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções do governo federal. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto e contemplou 16 das 27 modalidades do Novo PAC, que compreendem os eixos saúde, educação, ciência e tecnologia e infraestrutura social e inclusiva.
O investimento total ultrapassa os R$ 26 milhões na região. São dez cidades que receberão uma nova unidade de saúde, uma que terá um novo ônibus escolar e uma contemplada com uma escola de educação infantil. “O governo federal abriu um prazo de inscrição para todos os municípios e aplicou critérios técnicos de seleção. Os indicadores sociais foram os principais guias da seleção”, destaca Matheus Madeira, presidente do PT de Tubarão e coordenador do gabinete da deputada federal Ana Paula Lima no Sul do Estado.
Ainda haverá novas etapas de anúncios. “As propostas enviadas ao Ministério das Cidades serão anunciadas em um novo ato, porque são projetos bem mais complexos e específicos. Essa etapa vai englobar, por exemplo, projetos de drenagem urbana”, pontua Matheus.
As 16 modalidades são executadas pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos.
No total, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.
Fonte: Sul agora