Estão avançando na Serra do Rio do Rastro, no km 406 da SC-390, os trabalhos para a remoção de uma rocha com cerca de 250 toneladas que deslizou sobre a rodovia na última terça-feira, dia 27. A perspectiva da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina (SIE) é de que a estrada seja liberada nos dois sentidos até o próximo sábado, dia 2, já que no momento o trânsito flui em meia pista.
Com o uso de uma retroescavadeira e equipada com um rompedor, a rocha está sendo fragmentada para facilitar o transporte do material pelos caminhões. “Caiu bastante rocha na pista. Além da pedra maior, tivemos deslizamentos de outros fragmentos. Acreditamos que foi umas 400 toneladas de material na pista. No dia do desabamento conseguimos liberar meia pista e agora estamos trabalhando para fazer o restante da limpeza”, enfatizou o coordenador regional Sul da SIE, Ademir Honorato.
A coordenadoria regional da Defesa Civil de Santa Catarina também acompanha os trabalhos e fazendo a avaliação re riscos e colaborando com as decisões nas atividades. “A SIE deve intensificar os trabalhos a partir da tarde desta quinta-feira. O objetivo é finalizar os trabalhos amanhã à tarde. Se não der, devemos continuar as atividades até a manhã de sábado, mas queremos entrar no fim de semana com a retirada do material já concluída”, projetou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Durante a fragmentação da rocha, o trânsito flui o sistema siga e pare, possibilitando o tráfego. Em alguns momentos é necessário parar os veículos nos dois sentidos para manobras das máquinas e caminhões utilizados na retirada das pedras.
Fonte: Engeplus