A dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto de Imbituba foi discutida pela diretoria da SCPar Porto de Imbituba e colaboradores da Autoridade Portuária.
A dragagem de manutenção é uma atividade que consta no licenciamento ambiental do Complexo Portuário (LAO 4647/2022) e segue sendo realizada de forma quase ininterrupta como uma ação rotineira.
A dragagem tem como foco manter a segurança na navegação e a manutenção da profundidade homologada pela Marinha do Brasil.
Basicamente a dragagem consiste na limpeza, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material contido no fundo do mar.
É importante ressaltar que o despejo do material dragado acontece em área licenciada, em alto-mar, com a autorização do órgão ambiental.
As áreas pré-determinadas para dragagem de manutenção no Porto de Imbituba são: os berços 1, 2 e 3, entre berços, retaguarda do Cais 3, bacia de evolução e o canal de acesso.
O volume aproximado a ser dragado foi estabelecido com base nos dados históricos de dragagem e de sedimentação no Porto de Imbituba, assim como em estudos hidrodinâmicos realizados para verificação dos componentes responsáveis pelo transporte de sedimentos e quais os tipos de sedimentos depositados nas áreas dentro da poligonal portuária.
Fonte: Sul Agora