O município Orleans decretou situação de emergência devido as fortes chuvas que afetaram seis comunidades nesse fim de semana. O decreto número 5.685 foi assinado nesta segunda-feira, dia 29, pelo prefeito Jorge Luiz Koch. Os danos estão sendo monitorados pelas equipes da Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura.
As principais ocorrências atendidas pelos órgãos são: pontes com cabeceiras danificadas e carregadas, famílias isoladas, problemas de drenagem e quedas de barreiras. Além disso, mais de 1,7 mil famílias foram afetadas devido aos alagamentos de algumas estradas do município. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Orleans, Edson Kestring, mais de 120 milímetros de chuva foram registrados, sendo 100 em duas horas.
“As pontes danificadas com cabeceiras foram registradas nas comunidades do Rio Capivaras Altas, Rio Cafundo, Boa Vista e Três Barras. Já as pontes carregadas são nas comunidades de Brusque e Rio Laranjeiras. Seis famílias estão isoladas nas comunidades do Rio Laranjeiras e Boa Vista. Os problemas de drenagem aconteceram nas estradas ruais e registramos, ao todo, duas quedas de barreiras”, destacou o coordenador da Defesa Civil.
Situação das famílias isoladas
A situação de isolamento das famílias aconteceu devido aos alagamentos que causaram as quedas de cabeceiras e enchimento das pontes. De acordo com Kresting, a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura, estarão ao longo desta semana, recuperando as cabeceiras e também construindo acessos secundários para as chegar as comunidades isoladas. “Em outra alternativa, estamos pensando também em fazer pontes baixas que ligam as estradas que dão acesso às comunidades afetadas. Ainda, além da recuperação das cabeceiras e estradas, estaremos fazendo a limpeza das drenagens. Projetos sociais para ajudar as comunidades não serão feitos, já que as famílias não são de renda baixa”, afirmou o coordenador.
A Defesa Civil alerta sobre possíveis situações de fortes chuvas nesta segunda-feira em Orleans. As equipes não possuem previsão das possíveis ocorrências que podem ser ocasionadas, mas permanecerão em alerta para solucionar os problemas.
Fonte: Engeplus