Juliana Paes está de volta em outro remake. Depois de dar vida à Maria Marruá, em “Pantanal”, a atriz ressurge como a Jacutinga, na releitura de “Renascer”, novela que vai substituir “Terra e Paixão” na faixa das 21h, na Globo, a parir de janeiro de 2024.
Jacutinga, interpretada na versão original, de 1993, por Fernanda Montenegro, é uma mulher de grande força e sabedoria. Ela é dona do prostíbulo, ou melhor, da “casa das damas” da região.
É do tipo acolhedora e será peça fundamental no amor de José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos), que inocentemente achando estar grávida por causa de um beijo, será deixada pelos pais na casa de Jacutinga. Ela torna-se uma segunda mãe para Santinha, se tornando até sua parteira.
Vale destacar que Juliana interpreta a personagem nas duas fases da novela. Escrita por Bruno Luperi baseada na obra de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, “Renascer” tem direção artística de Gustavo Fernandez.
O que significa Jacutinga
Feliz com o papel, Juliana Paes contou que já apelidou as “menina do bordel” de “jacutingers”. E ressaltou que pesquisou a origem do nome de sua personagem:
“Fui pesquisar e jacutinga é um pássaro. E acho que tem algo muito bacana com a personagem. Tem uma fala de Jacutinga em que ela diz ‘que ela não tem parada, mas ela tem pouco.’ Acho que a Jacutinga é este tipo de mulher que faz pousos mais longos em outros lugares, mas ela vem de outro lugar. Ela não é daqui. Ela fez desta cidade, um pouso para ela, com aconchego, mais ainda assim um pouso”, disse
OFuxico