Está confirmado. As obras de revitalização e duplicação da SC-108, no trecho que liga os municípios de Criciúma e Urussanga, cortando Cocal do Sul, serão retomadas a partir da próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro. A informação foi dada pelo governador Jorginho Mello ao prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, durante reunião nesta quarta-feira, dia 29. “É um presente de Natal que recebemos. O governador ficou de nos apresentar um cronograma total das obras, mas como o foco do Governo de Santa Catarina está em resolver a situação das chuvas, isso ficou para depois. Mas, de imediato, ele autorizou a retomada dos trabalhos da primeira etapa, que são os extremos da rodovia no encontro com as cidades de Criciúma e Urussanga”, explicou Fáveri.
O prefeito frisa que agora a meta é trabalhar para que a obra siga até ser concluída, sem novas paralisações, principalmente na etapa do contorno viário de Cocal do Sul. “Temos que manter esta obra como prioridade do Governo de Santa Catarina. Diariamente passam pela rodovia 22 mil carros. São veículos que atravessam o nosso município todos os dias, mas é um projeto que vai beneficiar toda a região”, destacou.
A revitalização e duplicação da SC-108 foi autorizada em setembro de 2022, mas paralisada depois da troca de governo em Santa Catarina por conta de revisão do orçamento do Estado. A obra é considerada a maior do Estado em volume de investimento, superando R$ 225 milhões. O trecho a ser revitalizado e duplicado possui uma extensão de 16,4 quilômetros, partindo do encontro com a SC-445, em Urussanga, até a chegada em Criciúma. O projeto também contempla o contorno viário do lado Leste de Cocal do Sul.
Ainda conforme Fáveri, o Governo de Santa Catarina também já encaminhou as negociações com proprietários de terrenos que fazem parte do traçado do contorno viário. “Já começarão também a retirada de pedras desses lotes para que sejam utilizados nas obras de duplicação”, disse. Durante o encontro, o prefeito ainda tinha a intenção de tratar com o governador a conclusão da revitalização da SC-442, entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça, mas não foi possível por conta da agenda de Jorginho Mello.