Um bebê de um ano e oito meses faleceu na manhã de quinta-feira, após não resistir a um afogamento.
José Eduardo Mendonça Machado, morador de Gravatal, morreu no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Na quarta-feira, a criança havia se afogado em uma piscina em um sítio, no bairro São Martinho, em Tubarão.
A criança havia caído na piscina. Após o acidente, os pais colocaram o menino dentro do veículo e o conduziram até a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) já em parada cardiorrespiratória.
Depois dos procedimentos, o Corpo de Bombeiros foi acionado e duas viaturas se encontraram em frente à churrascaria Serramar, onde guarnição da ambulância (ASU-190) assumiu a ocorrência. Assim foi constatado grau 6 de afogamento.
Durante todo o deslocamento até a chegada no hospital, a guarnição realizou os procedimentos de ressuscitação. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, a equipe médica continuou o atendimento e houve reversão da parada cardiorrespiratória.
A criança foi entubada e permaneceu na UTI, mas não resistiu. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam a morte da criança. Em nota, a prefeitura de Gravatal lamentou o acidente. João era aluno do CEI Mickeylândia, em Termas, e frequentava a turma do bercário 1.
Segunda morte em dez dias
No dia 6, outro bebê da região também foi vítima de uma fatalidade. Segundo a Polícia Militar, o vizinho, de 37 anos, deu marcha à ré no carro e não percebeu a presença da criança no pátio da sua residência, em Braço do Norte. O bebê de 11 meses estava sob os cuidados da avó, de 41 anos. As informações dão conta que a criança saiu de casa até o terreno do vizinho sem que a familiar percebesse. A criança foi encaminhada ao Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, mas não resistiu e veio a óbito.