Nesta quinta-feira, Dia de Finados, a data é reservada para homenagens aos entes queridos que já se foram. Antes, os cemitérios são preparados com as tradicionais limpezas. Em Tubarão, dentro do cronograma de trabalhos previsto para ser cumprido esta semana pelas equipes da secretaria de Serviços Públicos, o destaque ficou pelos cuidados especiais que os dois cemitérios municipais, o Central e o Horto da Saudade, recebem.
Desta forma, as equipes realizaram a limpeza, a roçagem, a poda, dentre outros serviços, nos dois locais, deixando-os aptos a receberem as famílias e amigos das pessoas neles enterradas, para as tradicionais homenagens realizadas nesta data.
A limpeza acontece no cemitério do Centro e no Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo. Nos demais cemitérios dos bairros e localidades, a manutenção fica por conta das comunidades.
O trabalho da secretaria de Serviços Públicos abrange somente a limpeza da parte do solo, calçadas e outras áreas de circulação, com a retirada do mato, vegetação ou lixo. A estrutura dos túmulos e capelas e o que estiver nesses locais (vasos, flores, etc) ficam sob responsabilidade dos familiares.
Aos que ainda precisam fazer limpeza nesta quarta-feira, o horário para manutenção é: no cemitério Horto da Saudade, os familiares de pessoas sepultadas no local podem acessar o cemitério com veículos das 8h às 17h. Fora desse horário não é permitido o acesso de veículos.
No cemitério Central, as famílias podem realizar a limpeza e manutenção das 8h às 18h.
Saúde fala de cuidados contra dengue
As Vigilâncias em Saúde da região alertam a população sobre os vasos e floreiras levados aos cemitérios por conta do Dia de Finados. Os objetos podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, algumas medidas podem ser tomadas, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, como vasos, garrafas e pneus, manter os túmulos limpos e sem acúmulo de água, utilizar areia nos vasos para evitar o acúmulo de água e promover a conscientização entre os visitantes sobre a importância de não deixar água parada.
Além disso, como já existe a presença do vetor em todo território urbano municipal, as medidas ajudam a reduzir o risco de aumento do mosquito em áreas de grande concentração de pessoas, como cemitérios durante o Dia de Finados.
Somente neste ano, já foram registrados 60.040 focos do mosquito em 236 municípios catarinenses, sendo que 153 são considerados infestados pelo Aedes aegypti.
Data é lembrada para rezar pelas almas
O dia 2 de novembro é conhecido como Dia de Finados, um dos mais importantes rituais da religião cristã. Celebrada nesta quinta-feira, a data, na maior parte dos países ocidentais, tem por objetivo relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma dos que passam por um processo de purificação.
Fonte: Diário do Sul