O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, assinou e publicou na noite desse domingo, dia 8 o decreto Nº 83/2023, que declara situação de emergência no município. O documento foi assinado após avaliação dos efeitos das intensas chuvas que atingiram a cidade e ocasionaram prejuízos com alagamentos, desmoronamentos, inundações, deslizamentos e situações de risco em diversas áreas.
O transporte escolar para as comunidades do interior foi suspenso no dia de hoje, segunda-feira, 9 de outubro, diante dos riscos eminentes. O atendimento e funcionamento das instituições da Rede Municipal de Ensino seguem normalmente.
A equipe da Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo, juntamente da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo, seguem com os trabalhos possíveis de recuperações e ações paliativas em vias e acessos para que os moradores tenham a possibilidade de ir e vir com maior segurança.
Por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, as pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann com alimentação e colchões.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, diz que a ação principal é e continuará sendo manter as pessoas em segurança. “Nossa preocupação continua grande pelo fato da previsão apontar para a continuidade das chuvas. Vamos, dentro da possibilidade, liberar acessos e vias para que os moradores consigam transitar com um pouco mais de segurança”, pontua. Ele completa que após a baixa dos rios e riachos é que será possível contabilizar exatamente o tamanho dos prejuízos.
O Decreto 83/2023 está conforme a portaria 260 de 2 de fevereiro de 2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional. O pedido é para que as pessoas fiquem atentas evitando rios e riachos, locais com possibilidade de alagamentos, pontes e pontilhões, postes, encostas e árvores.
Colaboração: Assessoria de Imprensa / São Ludgero