Cidades da região também foram atingidas pelo apagão nacional registrado em diversos estados do país ontem. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), equipes atenderam diversos chamados relacionados ao desligamento de luz.
Até as 9h50 de ontem, a empresa fazia um levantamento das unidades consumidoras atingidas e priorizava os pedidos de ajuda em hospitais e outros locais. O apagão afetou Santa Catarina, mais de 20 estados e o Distrito Federal.
No painel de monitoramento do órgão, mais de 30.950 unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 10h30. Nos primeiros minutos do apagão, por volta de 8h30, o número superava 500 mil unidades. Às 16h, o número de unidades sem energia em todo o Estado era de 13.104, sendo 8.095 acidentais. Gravatal e Tubarão foram alguns dos municípios atingidos.
O problema foi causado, segundo a Celesc, por conta de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). A ação interrompeu o fornecimento de energia em unidades consumidoras por todo o Estado.
Conforme a empresa, o fornecimento de energia foi restabelecido. Por nota, a Celesc informou que, por volta das 8h30 de ontem, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do Erac, interrompendo o fornecimento de energia em unidades consumidoras por todo o Estado. “O Erac – Esquema Regional de Alívio de Carga – é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia. Destacamos que se trata de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc”.
Alguns dos principais transtornos registrados foram perda do sinal de internet, pessoas presas em elevadores e semáforos parados.
Fonte: Diário do Sul