Os eleitores de Santa Rosa de Lima escolherão em outubro os membros Conselho Tutelar. Ao todo, serão eleitos cinco conselheiros para exercerem a função para um novo período de quatro anos, a partir de janeiro de 2024.
No último dia 4, a lista de candidatos oficial foi publicada em Diário Oficial pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), órgão responsável pela coordenação do pleito. Após passarem pelo período de inscrição, por um processo de capacitação e passarem por uma prova de conhecimentos específicos, 12 candidatas foram habilitadas a participarem do processo eleitoral. Até a eleição, as candidatas poderão fazer campanha e pedir votos, dentro das regras eleitorais.
A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro, domingo, das 8 às 17 horas, no Centro Educacional Santa Rosa de Lima. Poderá votar qualquer eleitor registrado regularmente no município de Santa Rosa de Lima, sendo que o voto é facultativo. Cada eleitor votará em apenas uma candidata. Serão eleitas titulares as cinco que receberem mais votos. As demais serão declaradas suplentes.
O conselheiro tutelar exerce atividade de grande importância dentro da rede de proteção dos Direitos da Criança e Adolescente. “Garantir que as crianças e adolescentes tenham os seus direitos respeitados é a principal missão dos conselheiros tutelares. São responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual”, explica a presidente do CMDCA de Santa Rosa de Lima, Grasiele Fernandes Mates.
Candidatas habilitadas, por ordem de número de inscrição
101 – Laura dos Santos
102 – Abigail Santana Vandresen
103 – Antenilda Miranda de Souza
104 – Idalina Assing
105 – Carolina Jardim Sloczuk
107 – Franciele Tenfen
108 – Rosinei Willemann Laurindo
109 – Ana Isabelle Monteiro Eller
110 – Patricia Florencio
111 – Isalde Nack
112 – Juliana da Silva Neto
113 – Hélti Mohr