O público do The Voice Kids já sabe: quando Carlinhos Brown quer celebrar um bom momento no palco do programa, isso significa que está na hora de encher o peito e bradar “Ajayô!” a plenos pulmões!
“Gritar ajayô é ecoar felicidade”, explica Brown em um vídeo exclusivo para o gshow, gravado nos bastidores do programa.
“O ajayô afirma junto a paz, a gratidão e o acerto. Então, que tudo isso seja um grande incentivo para as crianças. Porque é um grito de energia mesmo”, comenta o artista.
A expressão que Brown diz a plenos pulmões com um sorriso no rosto é uma marca registrada do artista e também dos programas brasileiros da família The Voice, dos quais o cantor e compositor baiano é técnico com mais participações (18 no total).
Origens históricas da expressão “Ajayô”
A expressão “ajayô” tem sua origem na língua e na cultura iorubá, que representa um dos maiores grupos étnico-linguísticos África Ocidental. Com vasta influência na cultura brasileira geral, as tradições iorubás chegaram ao Brasil quando milhões de africanos escravizados da região que hoje compreende a Nigéria foram forçados a vir para a então colônia portuguesa.
Até hoje, a cultura iorubá deixa sua marca na música, na gastronomia, na dança, na língua e na espiritualidade brasileira, contribuindo com as bases de religiões como o candomblé e a umbanda, que preservam o culto aos orixás, que são divindades iorubás.
É neste contexto que se insere o termo “ajayô”, que pode ter diversas interpretações. Dentro do ambiente religioso, a expressão pode ser utilizada como uma saudação à divindade Oxalá, um dos orixás mais venerados da religiosidade iorubá que é considerado pai de todos os demais orixás.
No The Voice Kids, Brown explica que usa a expressão de maneira celebratória e abrangente.
“Quando eu grito ajayô [quer dizer]: ‘Oba, deu certo!’, ‘Oba, que felicidade!’, ‘Oba, que paz!'”, explica.
“Cada um sente isso em seu coração numa expressão própria. O ajayô é um relicário, um oriqui [saudação] pequeno que, dentro de uma palavra, diz muitas coisas positivas e tudo isso vem de Deus.”
G1