site loader

Passagem de frente fria no oceano pode provocar rajadas entre 50 e 70 km/h; há risco para alagamentos e deslizamentos

A Defesa Civil emitiu uma série de alertas relacionados à previsão do tempo dos próximos dias em Santa Catarina. O Estado deve registrar vendaval, chuva forte e mar agitado com risco de ressaca.

De acordo com o órgão estadual, no decorrer desta quinta-feira (6), a passagem de uma frente fria no oceano contribui para a condição de rajadas de intensidade moderada a forte no Litoral e áreas próximas. São previstas rajadas entre 50 e 70 km/h de direção Sul/Sudeste.

Além disso, há risco moderado para ocorrências associados a vento forte nas áreas em amarelo do mapa abaixo. O alerta vale até as 23h59 desta quinta.Defesa Civil alerta para rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

A aproximação e passagem de uma frente fria, que provocou chuva em Santa Catarina já nesta quarta-feira (5), deve ganhar força até a noite desta quinta. A chuva forte deve atingir o Litoral Sul, Planalto Sul e a Grande Florianópolis.Defesa Civil alerta para rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Os acumulados esperados passam dos 80 milímetros no período, sobretudo, no Litoral Sul. Há risco moderado para alagamentos e deslizamentos nas áreas em amarelo do mapa. O alerta emitido pela Defesa Civil vale até as 21h desta quinta.

Mar agitado e ressaca

A partir da manhã desta quinta, há condição de mar agitado com risco de ressaca na área litorânea, se estendendo até a manhã de sábado (8).

São esperadas ondas com direção Sul. A altura deve variar entre 2 metros e 2,5 metros, podendo chegar a picos de até 3 metros. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências que envolvem a condição de mar agitado. O alerta vale até o meio-dia do próximo sábado.Defesa Civil alerta para mar agitado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para mar agitado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Previsão para sexta

Conforme a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar frio deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte do Estado. No Litoral Norte, há chance de chuva isolada no começo do dia, mas que logo param.

As rajadas de ventos, de quadrante sul, são ocasionais, até 60 km/h, no Litoral, Baixo/Médio Vale. O mar segue agitado, com ondas de direção Sul, altura de 2,5 m a 3,0 m (picos de 3,5 m) no Litoral Sul, Grande Florianópolis e até 2,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca no Litoral Sul.

O risco é moderado para transtornos associados ao vento (queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia) e para mar agitado. O dia começa com chance de geada ampla e temperaturas mínimas baixas (menores que 10°C) na porção Oeste e Planaltos.

Há chance de negativas no Planalto Sul e Meio Oeste. Nas demais áreas, as temperaturas ficam baixas a amenas (6°C a 15°C). À tarde, mesmo com a presença do sol, as máximas ficam amenas e não passam dos 22°C no Estado. A sensação é de frio ao longo do dia.

Fonte: ND+

Open chat
Entre em contato conosco! =)