As 30 vagas na unidade de radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, já foram preenchidas por novos pacientes que estavam realizando tratamento no hospital e tiveram indicação para o procedimento. Eles agora estão passando pelos primeiros atendimentos.
Ontem, o HNSC iniciou oficialmente os serviços da radioterapia, oferecendo aos pacientes uma estrutura completa de tratamento oncológico, concentrado em um só local todos os serviços, desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, cirurgias oncológicas e agora a radioterapia.
As sessões estão iniciando com novos pacientes, sendo que não haverá transferência de atendimento dos demais que hoje já realizam a radioterapia em outros centros, para que não haja impacto no tratamento. O serviço terá à disposição uma equipe especializada de técnicos em radioterapia, médicos radio-oncologistas, físicos médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, enfermeira estomaterapeuta, assistente social, nutricionais assim como equipes de recepção e auxiliares administrativos. “Com este serviço integrado avançamos na oferta e no atendimento do setor, fortalecendo a nossa instituição que já é referência em oncologia”, ressalta o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira.
A radioterapia faz parte do PER-SUS – Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde. A princípio, o tratamento na unidade do HNSC será bancado pelo governo do Estado, já que ainda não saiu a habilitação pelo SUS pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Diário do Sul