site loader
5 de novembro de 2020 Sindicato dos Guardas Municipais emite nota sobre fala de candidato

O Sindicato dos Guardas Municipais de Santa Catarina emitiu nota de esclarecimento em relação a uma fala do candidato a prefeito de Tubarão pelo MDB, Cristiano Ferreira, durante entrevista de rádio. Durante a entrevista à Rádio Bandeirantes, ao jornalista Ildo Silva da Silva, Cristiano afirmou que “não é atribuição da Guarda Municipal estar caçando bandido, nem batendo em cidadão” e que “não é atribuição da Guarda Municipal estar desfilando de carro com giroflex ligado e com escopeta dentro do carro”. A fala foi feita no programa Frente a Frente de sábado, 31 de outubro.

Na nota, Reinaldo Cavarzan, diretor-presidente interino do SindGuardas- SC, ressalta que as atribuições da GM são legítimas e amparadas por legislações federais e que eventuais excessos são submetidos aos órgãos de controle da atividade policial. A nota aponta ainda que “as munições utilizadas nas escopetas da GMT são de borracha, seguindo protocolos do uso proporcional de força” e que o “poder público tem o dever de fornecer a todo agente de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo para o uso racional da força”.

A nota termina ainda falando que a Guarda Municipal de Tubarão contribui para que o município esteja entre os quatro municípios de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes, sendo considerado um dos mais seguros do Brasil para se viver, conforme levantamento apresentado pelo Atlas da Violência 2018.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)