site loader
13 de janeiro de 2022 SC registra geada na Serra apesar da atuação da onda de calor

Geada foi registrada na manhã desta quinta-feira — Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Máximas, durante a tarde, podem chegar a 38ºC no Oeste catarinense.

O amanhecer desta quinta-feira (13) na Serra catarinense foi gelado, com mínima perto dos 10ºC. Na localidade do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, houve registro de geada e a vegetação ficou coberta por uma fina camada de gelo.

Segundo a previsão da Defesa Civil, as temperaturas nas primeiras horas da manhã ficaram abaixo dos 20ºC na maioria das regiões. No entanto, por conta da atuação da onda de calor no estado, as máximas durante o dia podem chegar próximo de 40°C.

De acordo com o órgão, as máximas durante a tarde ficam em 38ºC no Oeste catarinense, 35ºC no Meio Oeste, 32ºC na Serra, 31ºC no Sul e Vale do Itajaí, 30ºC na região da Grande Florianópolis e Norte catarinense e 29ºC no Planalto Norte.

Amanhecer em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Amanhecer em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Pancadas isoladas de chuva

As altas temperaturas combinadas com a umidade deve provocar pancadas chuva irregulares em grande parte de Santa Catarina nesta quinta-feira (13), segundo a Defesa Civil. O risco é baixo para ocorrências.

Na região Sul catarinense, o tempo se mantém firme e com o predomínio do sol durante todo o dia.

Onda de calor

Até sexta-feira (14) os dias serão de sol e calor intenso em Santa Catarina, segundo o alerta divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

A onda de calor deve provocar temperaturas de até 40°C, principalmente, na região Oeste e Extremo Oeste do estado, segundo o meteorologia da Epagi/Ciram Clóvis Correa (veja abaixo a lista de cidades que podem registrar máximas entre 35°C e 40°C).

“Essa onda de calor vai piorar a situação, já crítica, na estiagem, nas regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina”, disse o meteorologista.

A umidade relativa do ar nesta região ficará entre 30% a 40%, considerada baixa.

Temperatura elevadas em SC — Foto: Epagri/Ciram/ Reprodução

Temperatura elevadas em SC — Foto: Epagri/Ciram/ Reprodução

Um sistema de massa de ar seco no Sul do Brasil provoca a onda de calor. Os municípios do Meio-Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí também vão registrar temperaturas acima de 30ºC.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há possibilidade de incêndios causados pelo calor no estado.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil estadual divulgou nesta quarta-feira (12) que todas as áreas de Santa Catarina estão sob observação da onda de calor. As máximas devem ficar acima de 30°C.

O órgão informou que as temperaturas elevadas devem agir fortemente em todo o território a partir de sexta-feira (14) até quarta-feira (19).

“Pela permanência das temperaturas altas em um período estendido, configura-se uma onda de calor”, informou por meio da nota.

A Defesa Civil indica que a pessoas devem manter a temperatura dos ambientes internos abaixo dos 32°C para idosos e enfermos, não deixar crianças e animais sozinhos em carros, vestir roupas folgadas e de cores claras e hidratação regular.

Estiagem

Situação da estiagem em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/ Reprodução

Situação da estiagem em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/ Reprodução

Ao menos 17 estações hidrológicas de Santa Catarina estão em situação de alerta ou emergência, segundo os dados do boletim da Epagri/Ciram, que faz o acompanhamento nas bacias e complexos do estado, divulgados na segunda-feira (10).

De acordo com a tabela dos níveis de rios, no Rio Canoas, Rio Canoinhas, Jacutinga, Rio Itajaí-Açú, Rio Antas, Rio do Chapecó, Rio do Peixe, Peperi-Guaçú e Rio Tijucas, estão em regime hídrico extremo.

Em situação de emergência estão estações nos municípios de Mondaí, Romelândia, Chapadão do Lageado, São João Batista, Coronel Freitas, São Carlos, Joaçaba, Tangará e Concórdia.

Fonte: G1 SC

Open chat
Entre em contato conosco! =)