site loader
29 de janeiro de 2022 São Ludgero: aberta na foice, asfalto na Estrada da Barra do Norte é inaugurado

Nem a chuva atrapalhou a comemoração do asfalto novinho que agora cobre a centenária Estrada Geral Barra do Norte, em São Ludgero. O trecho de aproximadamente 8,5 quilômetros, até a divisa com Tubarão, foi aberto na base do facão, foice e machado pelo padre Roher e colonizadores alemães fechados na Colônia de Teresópolis. em 1870.

Mais de 150 anos depois – e pelo menos meia século de pedidos e mais pedidos para que a estrada fosse asfaltada – o pavimento chegou. Um benefício incalculável para os pequenos agricultores e pecuaristas de todo o Vale do Braço do Norte, que agora têm um caminho seguro e mais curto para transportar suas produções. “Essa é uma obra que vai gerar conexões e diminuir distâncias para trazer desenvolvimento. São novas empresas que virão para a região por causa do asfalto, proporcionando emprego e renda. Ao mesmo tempo, a pavimentação aqui em São Ludgero traz a marca do nosso governo municipalista, pois este trabalho foi feito em parceria com a prefeitura”, lembra o governador Carlos Moisés.

Ele foi recebido na tarde desta sexta-feira (28), no Centro Comunitário da Ponte Baixa, para a inauguração do sonhado asfalto. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões. Com a estrada boa, a distância até Tubarão é 13 quilômetros menor do que pelo caminho tradicional, a SC-370.

A pavimentação foi feita de uma maneira mais econômica, pois a Prefeitura de São Ludgero realizou o trabalho de base e sub-base na estrada com o uso de mão de obra própria. Dessa maneira, foi licitada apenas a colocação da camada asfáltica e a sinalização horizontal, com um custo por quilômetro muito abaixo de uma obra convencional.

“Chegaram a nos chamar de loucos, mas agora a pavimentação rural é uma realidade no nosso município”, vibra o prefeito Iba Lembeck. O deputado estadual Volnei Weber, que foi prefeito de São Ludgero entre 2013 e 2018, fez um histórico da luta da comunidade pela chegada do asfalto e lembrou da descrença dos próprios moradores diante das inúmeras promessas não cumpridas. “Agora chegou a nossa vez”, comemora.

Além da Estrada Geral da Barra do Norte, também foram inauguradas as pavimentações de trechos das ruas Dorzinho Saquetti e Daniel Füchter e a ponte pênsil José Santos França, na comunidade de Ponte Baixa. As três obras também contaram como apoio do Governo do Estado.

Fonte: Notisul

Open chat
Entre em contato conosco! =)