site loader
30 de abril de 2022 Safra da tainha 2022 inicia neste domingo

Começa neste domingo, dia 1º de maio, mais uma safra da tainha em Santa Catarina. A temporada segue até o dia 31 de julho. Na Colônia de Pescadores Z33, os pescadores já estão prontos para iniciar a pesca e a expectativa é capturar cerca de 400 toneladas do peixe no Sul catarinense.

Em 2021, a safra teve resultados abaixo do esperado. O objetivo inicial era de 100 toneladas, mas as condições climáticas não foram favoráveis, com isso, foram retiradas do mar 70 toneladas. “Nossa expectativa para o Sul de Santa Catarina é capturarmos 400 toneladas. Neste ano promete uma safra melhor, pois em 2021 não atingimos o esperado muito em virtude do clima. O tempo está ajudando neste ano e já temos notícias dos cardumes”, comentou o novo presidente da Colônia, Rogério Feliciano Cardoso

Estima-se que 2,5 mil famílias dependem da pesca na região Sul de Santa Catarina. “Nossa expectativa é boa para esta temporada. Esperamos que tenhamos sucesso durante os próximos meses. São muitas famílias que dependem da pesca para viver”, destacou.

Arrasto de praia também é realizado no Sul catarinense 

O arrasto de praia é uma modalidade de pesca realizada por comunidades tradicionais, que utilizam embarcações motorizadas ou a remo para levar ao mar uma rede, deixando uma ponta na praia fechando um cerco no mar. A rede é puxada na praia por pescadores e auxiliares de pesca nas suas duas pontas ou extremidades.

Fonte: Engeplus

Open chat
Entre em contato conosco! =)