site loader
20 de janeiro de 2022 Projeto Ordens do Amor na Escola beneficiará professores e alunos em Braço do Norte

Quem se dedica à arte de educar enfrenta dificuldades no dia a dia escolar. Professores muitas vezes cansados e desestimulados, alunos sem vontade de aprender e por vezes com condições psicológicas graves e um sistema e método de ensino que necessitam de renovação. Quem em algum momento não se viu em uma situação na qual é difícil “ensinar” e também aprender?

Nesse contexto, há cerca de dois anos a Câmara Técnica Educacional do DEL de Braço do Norte planeja ações para melhorar de maneira significativa o bem-estar dos professores e alunos e renovar a educação de maneira rápida, ampla e profunda. Após debates, a CT promove nos próximos dias 8 e 9 de abril o projeto Ordens do Amor na Escola.

O projeto da CT Educacional tem o apoio da prefeitura de Braço do Norte, da Cerbranorte e segue em busca de novos apoiadores.

Nesta terça-feira, 18 de janeiro, foi realizada a primeira reunião de trabalhos com as integrantes da câmara técnica para planejar o evento que contará com a palestra de Isabela Oliveira. Ela é professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) há 25 anos e a primeira psicóloga sistêmica na abordagem de Bert Hellinger do Brasil.

“Faz dois anos que estamos sonhando com a aplicação desse projeto que trabalha toda essa questão sistêmica e familiar com o professor e será um divisor de águas na educação do município”, comenta a coordenadora da Câmara Técnica Educacional do DEL Zélia Della Giustina Guinzani. Ela destaca que a reunião foi produtiva e que a Câmara Técnica está em sintonia com seus apoiadores para efetivar o curso voltado para profissionais da Educação (administrativo e pedagógico) das redes Municipal, Estadual e Particular de Braço do Norte.

O objetivo do minicurso de extensão “Ordens do Amor na Escola” é oferecer uma introdução teórica, prática e vivencial sobre os fundamentos da Hellinger Sciencia. O filósofo, terapeuta e educador alemão Bert Hellinger (1925-2019) descobriu alguns princípios básicos que levam os relacionamentos ao sucesso porque respeitam necessidades íntimas de todas as pessoas aos quais ele chamou de “Ordens do amor”.

Pedagogia Sistêmica

A Educação ou Pedagogia Sistêmica é o campo de conhecimento que se desenvolveu por meio da aplicação da Hellinger Sciencia na escola. A Hellinger Sciencia traz para a educação a percepção de que aquilo que professores e alunos experimentam na escola se relaciona a dinâmicas familiares e sociais profundas que tem raízes transgeracionais.

Dinâmicas muitas vezes “ocultas”, que não são percebidas conscientemente mas que influenciam diretamente no rendimento dos alunos e professores. A abordagem de Bert Hellinger permite que essas dinâmicas sejam “trazidas à luz”, tornem-se conscientes e, por meio da nova compreensão que trazem dos problemas, ajudem efetivamente para que novas soluções sejam implementadas no dia-a-dia.

Open chat
Entre em contato conosco! =)