site loader
29 de abril de 2022 Primeiro caso de dengue contraído na Amurel

O primeiro caso autóctone de dengue (quando a doença é causada dentro da própria cidade) foi confirmado em Tubarão esta semana.

A equipe da Vigilância Epidemiológica municipal verificou possíveis deslocamentos do paciente nos últimos 14 dias antecedentes ao início dos sintomas e não houve saída do município de residência. “Estamos vivenciando um momento delicado no Estado, pois estamos em epidemia de dengue, além disso, o número de focos do inseto vetor Aedes aegypti aumenta diariamente, fato que piora a situação”, alerta Sabrina Fernandes Cardoso, bióloga da Secretaria de Estado da Saúde.

Na região, segundo Sabrina, há 72 focos de Aedes aegypti, nos municípios de Braço do Norte (10), Capivari de Baixo (1), Grão-Pará (2), Gravatal (1), Imbituba (38/infestado), Jaguaruna (1), Laguna (2), Pescaria Brava (2), São Ludgero (13) e Tubarão (2). “Solicitamos o apoio da população na luta contra a dengue e que vistoriem seus imóveis frequentemente, evitando, dessa forma, o acúmulo de água que pode servir para a proliferação do mosquito transmissor da doença.  Importantíssimo que as empresas na área da construção civil evitem água parada em suas obras, bem como os proprietários de terrenos que estão sem uso e de imóveis fechados. Nestes locais, é necessário realizar a limpeza periódica, eliminando depósitos passíveis de acumularem água”, pontua a bióloga.

“Um dos problemas que enfrentamos no combate à dengue e ao mosquito é a dificuldade de encontrar os proprietários desses imóveis que oferecem risco. O agente de combate às endemias deve ser recebido e permitido que realize a inspeção, desde que devidamente identificado”, esclarece Sabrina.

Principais sintomas da doença

Os sintomas mais comuns para a dengue são: febre, dor no corpo e articulações, cefaleia, dor no fundo dos olhos (retro-orbital), podendo apresentar manchas vermelhas no corpo. Na ocorrência destes sintomas, procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)