site loader
3 de maio de 2022 Prazo para eleitores termina amanhã

Termina amanhã o prazo para quem desejar estar em dia com os documentos para votar nas eleições 2022. A data é o prazo legal para emitir ou regularizar o título de eleitor para estar apto a escolher seus candidatos em outubro.

Na reta final para o prazo de emissão do título de eleitor, Santa Catarina registrou uma média diária de 350 novos eleitores entre 16 e 17 anos nas últimas semanas. O número, que vem crescendo desde setembro do ano passado, teve aumento de sete mil novos registros em 20 dias.

No Brasil, a votação é obrigatória a partir dos 18 anos. Adolescentes de 16 anos, porém, podem optar por participar das eleições. O documento, no entanto, só pode ser emitido por jovens que farão 16 anos até o dia da eleição, 2 de outubro.

Assim como em todo ciclo eleitoral, a busca por regularizar a situação do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo, o que levou a Justiça Eleitoral de diversos estados a ampliar o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais. Contudo, todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente on-line, sem a necessidade de sair de casa, por meio do atendimento on-line ao eleitor no site disponível no  www. tre-sc.jus.br.

Pendências com a justiça eleitoral

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos, é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral. O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)