site loader
16 de março de 2022 PL aprovado na Câmara de Vereadores de Cricíuma altera regras de atendimento nas agências bancárias

Os vereadores de Criciúma presentes na sessão realizada nessa terça-feira, dia 15, aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 10/2022, de autoria do parlamentar Nícola Martins (PSDB). O texto altera as regras de tempo de atendimento nas agências bancárias do município estalecidas pela Lei nº 5.909, de 14 de setembro de 2011.

A principal mudança diz respeito à distribuição de senhas ao público. O projeto determina que os bilhetes de senhas “deverão ser entregues ao usuário no momento em que ele ingressa na fila de espera, seja a fila no interior ou no exterior do estabelecimento”.

“Tínhamos uma necessidade urgente de fazer esta alteração. Nessas duas semanas em que o projeto ficou em tramitação, nós recebemos a visita da Caixa Econômica e representantes de outras agências para discutir o assunto. É um projeto que tem adesão e é uma necessidade da cidade. A quantidade de fotos de filas que recebi nas redes sociais foi bem grande”, justificou Martins.

Para o autor do PL, a alteração visa coibir a prática recorrente das agências bancáriasde entregar os bilhetes de senha somente quando o usuário adentra ao estabelecimento, o que faz, consequentemente, com que o tempo de espera na fila possa ser muito superior ao estabelecido em lei. Em Criciúma, a legislação determina que o tempo razoável para atendimento nas agências seja de até 20 minutos em dias normais e até 30 (trinta) minutos em véspera ou após feriados prolongados e nos dias de pagamentos dos funcionários públicos ou recolhimento de tributos municipais, estaduais ou federais.

“Está muito claro no projeto que a senha deve ser entregue no momento em que o cidadão ingresse na fila, seja ela no interior ou no exterior da agência. Desta forma, o Procon vai poder fazer uma fiscalização efetiva e punir os que não cumprirem a lei”, acrescentou o vereador. Para que o projeto entre em vigor ainda é necessária a sanção do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB). Leia o projeto aprovado clicando aqui

Fonte: Engeplus

Open chat
Entre em contato conosco! =)