site loader
21 de junho de 2022 Novas doses da vacina contra a Covid já estão liberadas

Pessoas acima de 40 anos já podem tomar a segunda dose de reforço (ou quarta dose) da vacina contra a covid-19. As orientações do Ministério da Saúde estão sendo seguidas pelo Estado.

Os municípios catarinenses foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) que se tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) neste público. É importante que a população verifique junto à secretaria de Saúde a estratégia de vacinação adotada.

Esta dose deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a terceira dose (primeira dose de reforço). As vacinas utilizadas para a aplicação podem ser a Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen estão aptas a receberem a quarta dose preferencialmente com a vacina Pfizer, se não estiver disponível, poderá ser utilizada a Coronavac para o reforço.

Em Tubarão, a vacinação contra a covid-19 ocorre na Central de Vacinação da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com distribuição de senhas até as 18h30, ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, sob agendamento prévio.


Vacina da Janssen

Também foram atualizados os esquemas vacinais de quem recebeu a vacina da Janssen. Todas as pessoas que receberam como esquema primário a vacina Janssen (dose única), entre 18 e 39 anos, e tomaram a primeira dose de reforço já estão orientados a receber mais uma dose, e todos os indivíduos de 40 anos e mais estão orientados a receber a quarta dose. O intervalo mínimo para a aplicação será de quatro meses a partir do primeiro reforço e também de quatro meses a partir do segundo reforço. As vacinas a serem utilizadas para as doses podem ser da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)