site loader

O projeto da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) para a nova sinalização turística do Caminho dos Cânions, no Sul do Estado, começa a ser posto em prática. As primeiras estruturas e placas da nova sinalização de atrativos turísticos em Santa Catarina começaram a ser instaladas na região esta semana. A ação integra um projeto da Santur e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE). Nessa primeira etapa, serão contempladas cinco regiões, com investimento aproximado de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado. “Uma sinalização turística mais moderna ajuda a que os visitantes conheçam nossos atrativos e permaneçam por mais tempo em Santa Catarina. É algo que vamos implementar em todo o Estado. O setor turístico já é muito pujante e queremos fortalecê-lo ainda mais”, disse o governador Carlos Moisés.

O presidente interino da Santur, Renê Meneses, lembrou que a atualização da sinalização turística era uma antiga reivindicação dos municípios para o desenvolvimento do setor. “A infraestrutura é fundamental para o fortalecimento do turismo. A nova sinalização melhora o acesso aos municípios e chama a atenção dos visitantes para os atrativos. Importante mencionar que a parte técnica foi toda realizada pela equipe da Santur, a partir do diálogo com as Instâncias de Governança Regional [IGRs] e todo o trade turístico de Santa Catarina”, explicou.

Até setembro, serão instaladas as novas estruturas e feito o emplacamento também nas regiões turísticas Encantos do Sul, Caminho do Contestado, Vale das Águas e Caminho das Fronteiras. A segunda etapa do projeto, prevista para 2022, atenderá outras oito áreas, chegando às 13 regiões turísticas de Santa Catarina e a um investimento total de até R$ 7,1 milhões, conformando o maior projeto de sinalização turística já realizado pelo governo do Estado.

“Essa sinalização é muito importante para a economia do turismo, porque garante a infraestrutura necessária para que o visitante consiga chegar de forma mais fácil até os nossos atrativos e equipamentos turísticos”, avaliou Thiago Vieira, secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.

Geoparque da Unesco

A presidente da IGR Caminho dos Cânions, Helen Becker, acrescentou que, além de melhorar a indicação de atrativos turísticos e orientar os visitantes, a nova sinalização contempla os requisitos da Unesco para a chancela do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como Geoparque Mundial, projeto em andamento desde 2019. “A sinalização, em três idiomas, identificando os municípios indutores do turismo na região, nos deixa com o sentimento de pertencimento no processo de regionalização e desenvolvimento do setor”, acentuou Helen, que também é coordenadora de Turismo e Cultura na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e membro do Conselho Estadual de Turismo.

Fonte: Notisul

Open chat
Entre em contato conosco! =)