site loader
16 de setembro de 2021 Nova Ponte: Rampas náuticas já são utilizadas em Tubarão

Com a presença de remadores do Rio Grande do Sul (RS), esportistas da região com jet ski, caiaques, canoas havaianas e stand up paddle, autoridades e dezenas de moradores do município, as rampas náuticas nas margens do rio Tubarão foram inauguradas ontem, feriado municipal da padroeira Nossa Senhora da Piedade.

Com a inauguração, as rampas agora trazem para o município a presença de esportes náuticos, passando a possibilitar a aproximação da população ao rio e se apresentam também como um equipamento de auxílio aos serviços de segurança pública, que possibilita o acesso de embarcações do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil.

“O rio Tubarão é o nosso mais belo cartão-postal. Estamos com a implantação do sistema de tratamento de esgoto que, com mais de 25% de esgoto recolhido e tratado, deu nova vida ao rio. A passarela de concreto permite às pessoas contemplarem melhor esse cenário. E, agora, as rampas náuticas que serão um local de encontro e de lazer para todos, bem perto do leito do rio”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

As rampas, uma em cada margem, foram construídas pela Tubarão Saneamento como ação compensatória acertada junto à Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), por conta da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

“Neste momento, quando ainda estamos convivendo com o distanciamento social e outras restrições em atendimento aos protocolos de saúde, estar nessa rampa náutica, vivendo a inauguração de algo tão esperado pelas forças de segurança e desportistas, e também mais um ambiente de confraternização para os tubaronenses, é sentir a esperança do retorno das atividades e de vida normal. Algo tão desejado por nós e pelo mundo. Esta obra é resultado de ideias de entidades e grupos organizados e tomou forma com a participação da prefeitura, Agência Reguladora e nós, da Tubarão Saneamento. Muitas mãos e um objetivo em comum, o compromisso com o rio Tubarão e com a nossa gente”, afirmou Marcelo Matos, diretor da Tubarão Saneamento.

“Temos a consciência de que elevar a vista do rio Tubarão é um convite para que as pessoas repensem suas atitudes com o meio ambiente”, completou.

Estrutura das rampas

A estrutura da margem direita tem 15 metros de largura por 25 de comprimento e é destinada ao acesso de veículos para embarque e desembarque de equipamentos, como barcos e motos aquáticas (jet ski). No lado oposto, a rampa é um pouco menor, com 15 metros de largura com 15 de comprimento, e conta com uma escadaria, apropriada para pedestres e a utilização de equipamentos manuais, como caiaques.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)