site loader
28 de maio de 2021 Municípios poderão definir redução de idade para vacinação em SC

A reunião da comitiva do governo de Santa Catarina, em Brasília, nesta quinta-feira (27), trouxe importantes novidades. Entre elas, está a liberação para os municípios avançarem na imunização contra a Covid-19 por faixa etária.

A comitiva foi formada pelo governador Carlos Moisés (PSL), o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro e o superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Rogério Ribeiro, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Os municípios que poderão adotar a estratégia, não podem apresentar ou diminuir a demanda para a vacinação dos grupos com maior risco, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização).

A Comissão Tripartite, com secretários e gestores de saúde de estados, municípios e da União, deliberou que as CIB (Comissões de Intergestores Bipartite) já podem pactuar imediatamente a estratégia, garantindo percentual de doses para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários.

Segundo o presidente do Cosems/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Daisson Trevisol, a aprovação do pedido de autorização para vacinação, também por faixa etária, foi levado pelo Estado na 5ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite do SUS. “Desse modo os estados e municípios poderão definir a redução das faixas etárias para que mais pessoas sejam vacinadas, com a garantia de percentual para os grupos prioritários e sempre considerando a disponibilidade de imunizantes”, afirmou Daisson.

O governador comemorou a notícia e pediu agilidade para que, assim que definidos os critérios, o Estado, com a parceria dos municípios, possa distribuir doses da vacina para mais catarinenses.

Fonte: NDMais

Open chat
Entre em contato conosco! =)