site loader
31 de agosto de 2021 Meteoro raro de alta magnitude é visto entre nuvens em SC

Meteoro de alta magnitude é visto através das nuvens de SC — Foto: Bramon/Divulgação

Registro foi feito pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, às 21h19 da noite de domingo.

A queda de um meteoro de alta magnitude foi registrada pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, às 21h19 da noite de domingo (29). Mesmo com muitas nuvens no céu, foi possível verificar a passagem do objeto no céu.

A presença das nuvens impossibilitou a coleta de dados mais detalhados, mas a estimativa é de que a velocidade observada do objeto tenha sido de mais de 100 mil km/h.

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, o trajeto registrado pela estação durou menos de 1 segundo e a análise preliminar mostrou que brilho extinguiu sobre a região de Campos Novos, no Oeste catarinense.

“Trata-se de um bólido, não é tão comum assim. É um dos mais raros. Bólido é quando o meteoro explode e apresenta um alto brilho”, explicou o astrônomo amador.

Meteoro de alta magnitude é visto através das nuvens de SC — Foto: Bramon/Divulgação

Meteoro de alta magnitude é visto através das nuvens de SC — Foto: Bramon/Divulgação

O mesmo objeto foi capturado por pelo menos mais duas câmeras que fazem parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Uma delas encontra-se em Taquara (RS), no observatório Heller & Jung, a outra está em Medianeira (PR) e é operada por Heriton Rocha. A câmera paranaense registrou em detalhes o início.

Em Santa Catarina, ao menos três pessoas relataram o fenômeno por meio da ferramenta da Bramon. As testemunhas estavam em ChapecóConcórdia e Joaçaba, também no Oeste, visualizaram o meteoro caindo e relataram que foi uma trajetória longa e brilhante.

Segundo uma das testemunhas, o brilho teria sido visto por mais de 6 segundos. Isso indica que ele pode ter cruzado o estado catarinense. Segundo os relatos, o objeto teria se fragmentado durante a entrada na atmosfera.

Fonte: G1 SC

Open chat
Entre em contato conosco! =)