site loader
15 de julho de 2021 Meteoro explode ao entrar no céu em Santa Catarina; veja vídeo

(Foto: Estação TLP/Divulgação)

Fenômeno foi flagrado por uma estação de monitoramento de Monte Castelo na noite desta terça-feira (13)

Um meteoro foi flagrado explodindo ao entrar na atmosfera em Santa Catarina na noite desta terça-feira (13). As imagens foram feitas por uma estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense. O fenômeno também foi flagrado em Florianópolis e em São Paulo. 

A queda ocorreu por volta das 22h21. Segundo o astrônomo e membro da Bramon, Jocimar Justino, a estação de Monte Castelo identifciou que a fase luminosa do meteoro, que durou 1,2 segundos, teve um pico de magnitude de -6,8. 

A mesma rocha foi vista na Capital e em duas estações paulistas: uma em São Paulo e outra que fica na cidade de Pardinho.

— Após a triangulação dos dados das estações envolvidas, constatou-se que trata-se de um meteoro esporádico, que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento — explica. 

Ainda segundo Jocimar, o brilho iniciou a uma altitude de 84 km sobre o município de Rodeio e explodiu a uma altitude de 60 km, já sobre a cidade de Ascurra. 

Na última semana, um fenômeno parecido também foi visto nos céus de três cidades catarinenses: meteoro com um forte brilho. A passagem foi flagrada por volta das 18h40, também em Monte Castelo e em Florianópolis, além do município de Morro Grande, no Sul.

Veja o vídeo:

Fonte: NSC TOTAL

Open chat
Entre em contato conosco! =)