site loader

Ontem, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos dois hospitais de Tubarão chegou a 100%. Os 20 leitos, SUS e particulares/convênios, destinados a pacientes covid-19, estão ocupados na cidade.

A situação já havia sido alertada pelo Diário do Sul na última semana, com reportagem sobre o aumento de casos e, consequentemente, de internações de pessoas suspeitas e infectadas pela doença, principalmente nos hospitais Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Socimed.

Ainda na região, o cenário vai se agravando. No Hospital de Laguna, até ontem, a ocupação era de 90%. A unidade conta com dez leitos covid-19, sendo que apenas um estava disponível. Em Imbituba, a taxa de ocupação é de 70%. O Hospital São Camilo também conta com dez leitos.

Se não bastasse a região da Amurel estar quase com a capacidade máxima de lotação, os demais hospitais do Sul, que recebem pacientes da região quando necessário, também estão em situação semelhante. Criciúma, Içara e Araranguá também estão com 100% de lotação das UTIs destinadas a pacientes coronavírus.

Mudanças precisam ser feitas

Com a diminuição dos casos antes desse segundo aumento, o Estado também diminuiu o número de leitos para covid-19. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), por exemplo, está só com dez leitos adultos pelo SUS para pacientes com coronavírus. Os números de casos voltaram a subir e a resposta do Estado não acompanhou a situação na mesma velocidade.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)