site loader
9 de novembro de 2021 Laguna: Boia de 1840 é achada em praia

Uma antiga boia de vidro, utilizada para pesca, foi encontrada em Laguna. O objeto foi achado na Praia do Gi pelo monitor de praias, Marcio Rimoli Flor. De acordo com a equipe Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc), estas boias entraram em desuso com a utilização do plástico e viraram objetos procurados por colecionadores e antiquários.

As primeiras boias de vidro foram elaboradas pelos noruegueses em 1840 chamadas de “eggsized” e os japoneses se encarregaram de espalhar pelo mundo. “Muitos objetos são encontrados nas praias durante o monitoramento. Além da fauna, alvo do projeto e do lixo que se acumula nas praias, também aparecem estes tipos de objetos que o tempo guardou e o mar devolveu”, explicam os pesquisadores.

Da região nórdica, a prática da fabricação de boias de vidro estendeu-se para outros países europeus. No início do século 20, chegou no Japão, que começou a manufaturar suas próprias boias de vidro, através da técnica de sopro: o vidro era trabalhado no fogo e a massa maleável era soprada por meio de longas varas de bambu. Com o desenvolvimento do plástico, as boias de vidro deixaram de ser utilizadas na pesca, virando objetos de colecionadores.

Perdidas por seus barcos de pesca há décadas, até hoje muitas destas encontram-se vagando pelos mares, sendo às vezes encontradas abandonadas em praias ao redor de todo o mundo.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)