site loader
14 de setembro de 2021 Jovens são incentivados a votarem

Em pouco mais de um ano, todos os eleitores vão às urnas para as eleições presidenciais. Com o conceito “Bora Votar. Eu vou porque eu posso”, está em andamento a campanha que incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos.

O grupo, mesmo não sendo obrigado a votar, pode participar do processo eleitoral e escolher seus representantes.

O objetivo da ação é estimular o interesse dessa faixa etária em participar da vida política e conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país. Segundo a iniciativa do TSE, ao votar, a cidadã e o cidadão podem ajudar a mudar o futuro da cidade, do estado, do país. “Portanto, não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa. Não deixe de emitir sua opinião”, alerta a ação.

O eleitorado jovem a partir de 16 anos conta ainda com uma página no Portal da Justiça Eleitoral totalmente dedicada a esse público, inspirada nos aplicativos de mensagem. A interface traz respostas às perguntas mais frequentes sobre a emissão do título eleitoral feitas por jovens por meio das redes sociais da Corte Eleitoral.

Além disso, a Justiça Eleitoral alerta que os demais eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência por três eleições consecutivas terão o título eleitoral cancelado. Além de impedir o exercício da democracia por meio do voto, o cancelamento do documento pode trazer uma série de outras consequências para quem deixou de prestar contas à Justiça Eleitoral, como a proibição da obtenção da carteira de identidade e passaporte, a impossibilidade de inscrição em concurso público, a não renovação de matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo, entre outras situações.

Antes de ir ao cartório ver a situação de seu título, o eleitor pode consultar a situação cadastral no Portal do TSE. Basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico. Se houver débitos, é necessário quitá-los antes de fazer o requerimento.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)