site loader

Uma equipe de agentes de endemias de Capivari de Baixo capturou um escorpião da espécie Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. A equipe foi até uma casa, no bairro Paraíso, após a família informar às autoridades de saúde que havia percebido a presença do animal no pátio.

A espécie, encontrada em várias regiões do Brasil, é a principal causadora de acidentes graves, inclusive com registro de óbitos, principalmente em crianças. O escorpião possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A confirmação de que se tratava de um escorpião-amarelo se deu na segunda-feira, após o animal ter sido avaliado por uma bióloga da Secretaria Regional de Saúde.

No dia que o animal foi encontrado, os agentes de endemias iniciaram as medidas de prevenção recomendadas neste caso. Foi feita uma vistoria minuciosa no local e limpeza do ambiente. A família também foi orientada a seguir uma série de procedimentos preventivos.

Em caso de notar a presença de escorpiões na residência, a primeira coisa a ser feita é proteger as pessoas. Depois, chamar a vigilância de endemias, pelo (48) 3623-4837 e procurar não perder de vista a localização do animal, até a chegada da equipe. Não é recomendável que a pessoa tente capturar o animal, a não ser que alguém tenha sido picado. Se for capturar, use equipamentos de proteção seguros. Um erro no procedimento poderá trazer sérias consequências. O escorpião-amarelo é considerado a espécie mais venenosa das Américas e o efeito de sua picada é rápido. De acordo com especialistas na área, em caso de picada é importante agir rápido. O atendimento deve ser feito em um tempo máximo de três horas.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)