site loader
23 de março de 2021 Secretário de Saúde é investigado após tomar a vacina da Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina continua a passos lentos e o Ministério Público investiga de perto desvios de imunizantes e casos de fura-fila em todo o Estado. No Planalto Norte, mais um caso está sendo apurado e envolve, inclusive, o secretário de Saúde do município.

O promotor Antônio Junior Brigatti Nascimento instaurou, na sexta-feira (19), inquérito civil para “apurar a prática de eventual ato de improbidade administrativa na conduta do Secretário de Saúde do Município de Monte Castelo, Gilvani Carneiro, por eventual inobservância na ordem de prioridade e escalonamento de imunização contra a covid-19, estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Comissão Bipartite do Estado de Santa Catarina”.

Segundo a investigação, o secretário de saúde teria recebido a primeira dose da vacina no dia 2 de março. No entanto, de acordo com o Plano Nacional e Estadual de Vacinação contra a Covid-19, há uma série de critérios que estabelecem a ordem de vacinação.

Além dos depoimentos de duas enfermeiras, marcados para a manhã de quinta-feira (25), o promotor deu prazo de cinco dias para o prefeito encaminhar a relação de todos os servidores lotados na Secretaria de Saúde com seus cargos; relação dos servidores que fazem a imunização da Covid-19 e cópia de todas as mensagens trocadas entre o município e órgãos estaduais e federais envolvendo a logística da vacinação.

Além disso, a regional de Saúde também foi notificada para enviar as mensagens e, ainda, informar se a Secretaria de Saúde de Monte Castelo repassou alguma listagem com os nomes dos servidores que seriam vacinados contra a Covid-19 nos dois primeiros lotes recebidos pelo município. O prazo também é de cinco dias a partir de segunda-feira (22).

Procurado pela reportagem do ND+, o secretário de Saúde ressalta que foram seguidas todas as orientações e informe técnico enviado pelo Ministério da Saúde para realizar as ações e definir os grupos vacinados.

Fonte: NDmais

Open chat
Entre em contato conosco! =)