site loader
29 de outubro de 2021 Dia de Finados: limpeza antecede as homenagens

Tradicionalmente, o Dia de Finados é marcado pela grande visitação aos túmulos nos cemitérios. O gesto de respeito e tributo à memória de entes queridos se antecipa com a limpeza dos jazigos. Munidos de vassouras, baldes e lembranças dos que se foram, familiares cuidam para deixar tudo limpo para a data, lembrada nesta terça-feira.

Em Imbituba, por exemplo, o trabalho contou com o apoio da secretaria de Infraestrutura, como também do Serviço Público Funerário, nos preparativos. O trabalho conta com a limpeza, capina e retirada dos entulhos dos dois cemitérios públicos municipais (Vila Nova e Mirim).

Além disso, na cidade, também foram reformados os banheiros dos dois cemitérios e, com o auxílio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, serão colocados banheiros químicos nos dois locais para atender a demanda de público.  

O fluxo de veículos no Dia de Finados será controlado. Em cumprimento à determinação da autoridade sanitária, a secretaria de Saúde colocará fiscais nos dois cemitérios municipais, com orientação e distribuição de álcool gel à população.

Durante a visitação, as pessoas devem ficar atentas para algumas regras, como colocação de vasos, floreiras ou recipientes que não permitam o escoamento de água.

Em Tubarão, as equipes da gerência de Serviços Públicos da secretaria de Infraestrutura, que normalmente já realiza a manutenção dos cemitérios de forma quinzenal, nesta semana implantou a chamada “Operação Finados”.

O trabalho foi direcionado para pintura, revitalização, varrição mecanizada, pintura dos meios-fios roçagem, entre os túmulos e outros. “Gostaria de chamar a atenção das famílias para que as mesmas façam a limpeza dos túmulos dos seus entes antes do feriado, uma vez que neste momento de visitação e oração,  não é legal fazer limpeza, destaca o gerente Douglas Antunes.

Data surgiu após dia de oração

Finados, um dia após o Dia de Todos os Santos, foi decidido como data anual para homenagem aos falecidos. Em 1º de novembro, a intenção era rezar por aqueles que cometeram pecados em vida e foram perdoados. Por isso, seguiam para a vida eterna em estado de graça.

Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires.

No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos. Não demorou para o 2 de novembro ser adotado em toda a Europa.

A data se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)