site loader
7 de maio de 2022 Desmoronamentos as margens do rio Braço do Norte compromete estradas em São Ludgero

Após a elevação e agora com a baixa no nível do rio Braço do Norte, vários desmoronamentos estão acontecendo nas laterais de estradas municipais em São Ludgero. Os pontos mais graves identificados até o momento são na rua Dona Gertrudes, no bairro Divina Providência, e na Estrada Geral Barra do Norte. A Defesa Civil local e a equipe da Prefeitura continuam identificando os pontos críticos, os prejuízos e as situações ocasionadas com as fortes e intensas chuvas que caíram nos últimos dias. No dia de hoje, sexta-feira, 6 de maio, a adutora do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que abastece a cidade rompeu, interrompendo o abastecimento de água.

O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, diz que a situação é muito delicada em alguns trechos das rodovias municipais. “A força das águas levou grande áreas de terras e as proteções que existiam as margens dos rios, ficando totalmente desprotegidas. Agora, com a baixa dos rios estão acontecendo os desmoronamentos”, pontua. Trabalhos de limpezas foram feitos e liberação de vias ainda de chão batido.

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, pede paciência às pessoas e reforça que é preciso calma para que os encaminhamentos sejam realizados. “Felizmente não tivemos mortes, as pessoas estão seguras, e com a baixa dos rios as situações referentes aos estragos estão aparecendo”, relata. Ele completa dizendo que as situações apresentadas até o momento em relação as margens do rio Braço do Norte são bem mais complexas do que as pessoas acham ou acreditam que sejam. “Tem situações que a Prefeitura poderá resolver de imediato e outras que precisará de auxilio financeiro dos Governos Estadual e Federal”, alerta.

O Coordenador da Defesa Civil, Júlio Pozza, diz que o município continua sendo monitorado e o relatório sendo feito em relação aos prejuízos causados. “São problemas maiores e menores diversos. Existe um esforço conjunto para num primeiro momento minimizar as situações”, pontua. 

Open chat
Entre em contato conosco! =)