site loader
23 de março de 2022 Definida a programação da 16ª Gemüse Fest

Após seis anos desde a última edição, a Prefeitura de Santa Rosa de Lima, em parceria com entidades do município e comunidade em geral, prepara para este ano a 16ª Gemüse Fest. A Comissão Organizadora já definiu a programação da festa deste ano, que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Salão Comunitário da cidade e nos arredores da Praça José Fernando Hermesmeyer.

O objetivo da Gemüse Fest é promover o resgate histórico e cultural da imigração germânica das Encostas da Serra Geral, com ênfase na agricultura familiar e no agroturismo. Também de reunir os descendentes dos primeiros moradores que hoje moram em outras cidades e os que permaneceram na região. Neste ano, o evento terá ainda uma outra razão especial de acontecer, pois em 10 de maio Santa Rosa de Lima comemorará seus 60 anos de emancipação.

Sua primeira edição aconteceu em 1991 e, desde então, tem sido realizada periodicamente, normalmente a cada dois anos. Nos últimos anos, porém, sua realização não foi possível devido a uma série de fatores, entre eles as restrições causadas pela pandemia de covid-19. O gemüse (lê-se guimis) é o prato típico das Encostas da Serra Geral escolhido como símbolo da festa e da tradição gastronômica local. Feito à base de batatas, couve e, eventualmente, defumados de suíno, possui grande valor cultural para a população de Santa Rosa de Lima.

A programação da 16ª Gemüse Fest terá uma série de atrações culturais, musicais e gastronômicas. Contará com praça de alimentação, feira de produtos artesanais e coloniais, apresentações de grupos de dança, almoço típico com a presença do tradicional gemüse no cardápio, shows musicais, competições de chope em metro, desfile cultural e muito mais. “Preparamos uma programação bastante especial, para resgatar aquele espírito da Gemüse Fest de confraternização da comunidade, de resgate da história e da cultura de Santa Rosa de Lima, de voltarmos a ter grandes momentos de alegria depois desses últimos anos sem o principal evento da nossa cidade”, destaca a secretária de Juventude, Turismo e Cultura de Santa Rosa de Lima, Lucilene Assing, coordenadora da Comissão Organizadora da Gemüse Fest.

A Gemüse Fest é evento promovido pela Prefeitura de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura; com apoio das demais secretarias municipais; cooperativa de crédito Cresol, Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL); Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC); Ceral; Agreco; Acolhida na Colônia; Epagri;  Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Open chat
Entre em contato conosco! =)