site loader
24 de março de 2022 Dário Berger pede ação urgente para ajudar suinocultores de Santa Catarina

O senador Dário Berger cobrou de forma enfática no Senado Federal, em pronunciamento, nesta quarta-feira (23), uma ação urgente para ajudar os produtores independentes de carne suína de Santa Catarina. O setor que é de relevante importância para a economia catarinense e também do Brasil, vive uma crise sem precedentes.
Dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), revelam que o preço pago pelo quilo do suíno vivo hoje é de R$ 5,00 e o custo de produção passa dos R$ 8,00.

 “Granjas estão fechando, produtores estão colocando à venda matrizes e equipamentos, após prejuízos recorrentes em 2021 e diante da falta de perspectivas de recuperação este ano. É um cenário desolador, especialmente para os suinocultores independentes, que arcam com todos os custos de produção e não têm perspectiva de que os preços dos insumos, do milho e da soja, vão diminuir”, destacou Dário.

O Estado de Santa Catarina é o maior expoente da suinocultura do país, sendo o maior produtor e exportador de carne suína e maior consumo per capita, no entanto, está amargando uma das maiores crises da história da atividade.

O senador acrescentou que, enquanto o pequeno produtor está “quebrando” e sem alternativas para viabilizar atividades que sustentam a sua família, está ocorrendo um recorde de exportação de carne suína e lucro em ascensão das maiores agroindústrias brasileiras.

Dário Berger fez um apelo para que a União, o governo do estado e o Ministério da Agricultura estendam a mão aos produtores e não deixem morrer essa atividade. “É preciso de uma ação política. Não é possível que vamos assistir a essa crise sem apresentar uma alternativa”, criticou Berger.

O senador propôs que o governo ofereça linha de crédito especial, repactuação das dívidas de custeio e investimento já contratadas, com menor taxa de juros e prazos mais longos. Ele também sugeriu a compra de carne suína pelo governo, para que seja fornecida nos programas federais, como o Bolsa Família. Pediu também a disponibilização do milho da Conab a preços mais acessíveis para o produtor independente.

MANIFESTO

Na próxima terça-feira, dia 29, um ato organizado pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos será realizado a partir das 9h30min no município de Braço do Norte. Produtores irão distribuir carne suína a população como forma de incentivar o consumo e irão expor a situação difícil que o setor vive.

Open chat
Entre em contato conosco! =)