site loader
5 de abril de 2022 Cresce procura para 1º título de eleitor

Em outubro, o eleitor vai às urnas escolher seus novos representantes. Muitos, pela primeira vez, como é o caso de jovens de 15 a 18 anos. É deles a missão de ter expressiva parcela na decisão de quem assumirá os cargos políticos pelos próximos quatros anos. Na região, segundo o chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral de Tubarão, Ricardo Leonetti, é grande a procura deste público em busca de seu documento.

“Mesmo não sendo obrigatório, estamos com grande movimentação desta faixa etária em busca do seu primeiro título de eleitor. Contamos com uma mobilização de entidades estudantis, influenciadores na internet e artistas, além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convocando a juventude a participar das eleições”, conta o chefe de cartório.

Durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo TSE, no último mês, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil e no exterior para jovens com 15 a 18 anos. A procura foi maior entre as mulheres: 52.561 pessoas do gênero feminino solicitaram a emissão do título, enquanto 43.864 homens buscaram pelo serviço. Neste período, as faixas etárias que registraram os melhores índices foram as de jovens com 18 e 17 anos, respectivamente.

Em todo o país, a distribuição do primeiro título por faixa etária ficou configurada da seguinte forma: 4.387 títulos oferecidos a jovens de 15 anos (que completam 16 anos até dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições gerais de 2022); 22.934 títulos para adolescentes com 16 anos; 33.582 títulos para pessoas com 17 anos; e 35.522 títulos para cidadãos com 18 anos. “Esperamos que essa movimentação se estenda até o dia 4 de maio, que é a data limite para tirar o título. É possível fazer presencialmente no Cartório Eleitoral ou por meio da plataforma on-line, no www.tse.jus.br. Já notamos que a procura está sendo maior que nas eleições de 2020, por este público. Esperamos que siga assim”, diz Ricardo.

Regularização e atualização
Eleitores que ainda não regularizaram sua situação na Justiça Eleitoral a tempo de poder votar nas eleições de outubro têm só mais um mês. O prazo acaba em 4 de maio e também vale para quem deseja fazer transferência ou atualizar dados pessoais.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)