site loader
4 de março de 2021 Covid-19: saiba quantas pessoas aguardam leito de UTI por região em SC

Desde esta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado de Saúde passou a divulgar os pedidos de transferência de pacientes que precisam urgentemente de um leito de UTI Covid-19.

Nesta quarta, 217 transferências foram solicitadas à Central de Regulação de Internações Macrorregionais. Isto quer dizer que há, neste momento, mais de 210 pacientes na fila por um leito de UTI em Santa Catarina.

O número mais alarmante é o da região do Grande Oeste – Chapecó -, com 144 pedidos. Joinville, a maior cidade do Estado, aparece em terceiro na lista, com 20 solicitações de transferência.

O Governo do Estado também divulgou nesta quarta-feira um comparativo entre os meses e janeiro e fevereiro de 2020 com 2021. Informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina registrou a transferência de cerca de 28% a mais de pacientes de um hospital a outro.

A demanda engloba o transporte inter-hospitalar por avião e ambulâncias terrestres. Neste ano, no mês de janeiro, o SAMU transferiu 16 pacientes por avião, 887 por Unidades de Suporte Avançado (USA) e 318 por Unidades de Suporte Básico (USB). No mês de fevereiro, o relatório apontou 7 transferências de avião, 866 por USAs e 295 por USBs.

“O aumento expressivo leva em consideração o momento pandêmico que vivemos; é notável. E mostra que os nossos profissionais não param e que continuamos sendo referência”, destacou a Diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina, Juliana Brasil.

Na foto acima, você confere o número de pacientes por região esperando leito de UTI.

Fonte: NDmais

Open chat
Entre em contato conosco! =)