site loader

A Polícia Militar de Capivari de Baixo pretende implantar ainda este ano o projeto Rede Comércio Seguro, em parceria com a CDL local.

O programa tem por premissa o sucesso apresentado pela Rede de Vizinhos, que vem se revelando como um importante eixo de fortalecimento da segurança. O mesmo projeto já tinha sido implantado em outubro do ano passado, em Jaguaruna. “A implementação em Jaguaruna, além de ter aproximado os comerciantes da Polícia Militar, provocou uma redução drástica no índice de criminalidade no comércio e também de casos que ocasionavam alguma quebra de ordem pública. O objetivo é que isso também aconteça em Capivari”, explica o tenente Eduardo Bronchtein, comandante da Polícia Militar de Capivari de Baixo.

A intenção da Rede Comércio Seguro é promover a interação entre os policiais militares e os comerciantes para que, por meio da troca de informações, se tenha o aumento da prevenção aos crimes patrimoniais e contra a fé pública no comércio. Essa troca qualificada acontecerá do mesmo modo como na Rede de Vizinhos, por meio de um aplicativo de mensagens com monitoramento 24h.

Além da troca qualificada de informações entre as partes e o patrulhamento direcionado ao comércio local, a PM também prestará assessoria específica aos comerciantes locais, por meio da consultoria de prevenção ao crime. “Nessa consultoria, vamos até o comércio e fazemos uma vistoria no ambiente, para orientar esse comerciante a fazer algumas modificações que venham a tornar o local menos propício para o cometimento de crimes. Existe hoje uma arquitetura para evitar a prática de delitos. A gente emite um relatório e o comerciante pode optar por fazer essas melhorias”, reforça o tenente.

A PM ainda fará reuniões com outras entidades para dar seguimento à implementação do programa. Segundo Bronchtein, a ideia é fazer com que ele esteja em funcionamento o quanto antes.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)