Foto: ILUSTRATIVA
De acordo com a Defesa Civil, foram 25 ocorrências atendidas na cidade entre a noite de domingo e madrugada desta segunda-feira.
A chuva registrada entre a noite de domingo (7) e madrugada desta segunda-feira (7) deixou ruas alagadas, provocou deslizamentos de terra e destelhamento de uma casa em Gaspar, no Vale do Itajaí. De acordo com a Defesa Civil, foram 25 ocorrências atendidas na cidade.
No total, o órgão recebeu informações sobre 22 alagamentos e dois deslizamentos, além da residência com problemas no telhado. Os bairros mais afetados foram Margem Esquerda e Sete de Setembro.
De acordo com Ana Janaína Medeiros de Souza, superintendente da Defesa Civil municipal, a cidade segue nesta manhã de segunda em estado de atenção.
‘Pedimos que os moradores fiquem atentos a sinais como pequenos deslizamentos, rachaduras, quedas de árvores. A qualquer sinal, nos acione para que nossos técnicos possam fazer os devidos registros e o atendimento necessário’, reforça a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, segue a chance de temporais isolados por conta do calor e umidade no estado nesta segunda-feira. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao tempo em várias regiões.
No Vale do Itajaí, a Defesa Civil alerta para a risco de deslizamento nas cidades de Gaspar, Indaial, Ilhota, Luiz Alves e Benedito Novo.
Nas demais regiões, a chuva pode vir acompanhada com raios, queda de granizo e ventos fortes. As cidades com maior chance são o Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Orientações
A Defesa Civil divulgou orientações sobre como agir em caso de confirmação do mau tempo. Se houver emergência, a pessoa pode telefonar para 193, para os bombeiros, ou 199 para a própria Defesa Civil.
Em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as recomendações são:
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados
- em local abrigado, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos
- em casa, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro
- na praia, jamais fique na água
Em caso de alagamentos:
- evitar entrar em contato com a água
- evitar dirigir em locais alagados
- evitar transitar por pontes submersas
- atenção com crianças próximas a rios e ribeirões
Quando há risco de deslizamentos de terra, fique atento a:
- inclinação de postes e árvores
- movimento de terra ou rochas próximos a sua casa
- rachaduras em muros ou paredes
Fonte: G1 SC