site loader
23 de julho de 2021 Cerbranorte: Repasse anual de R$ 28, 8 mil beneficia mais de 50 pacientes da Cervhu

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que causam mudanças no estado mental da pessoa. Isso inclui tanto drogas cujo uso é permitido por lei como aquelas que são proibidas. O que pouco se fala é essa dependência mental possui tratamento e controle.

Em Braço do Norte, o Centro de reabilitação da vida humana (Cervhu) atende a 58 pessoas nessa situação. A equipe conta com três coordenadores, um psiquiatra, um psicólogo, nutricionista, um técnico em enfermagem que dá medicação, entre outros apoios. Para ajudar no mantimento do serviço essencial, a Cerbranorte repassa anualmente,há cerca de seis anos, um valor de R$ 28, 8 mil à entidade. O valor ajuda a quitar contas como a energia elétrica, alimentação, além de suprir demandas de manutenção.

A presidente da Cervhu, Arlete Ramos, explica por que há seis anos abraçou esse projeto. “Meu filho mais novo precisou dessa instituição. Naquela época percebi a necessidade de uma comunidade terapêutica para tratar a dependência química. Por esse caminho só tem três saídas: cadeia, cemitério ou clínica de reabilitação”. Foi ao ver o filho, hoje com 24 anos, melhorar e ficar saudável, que se empolgou ainda mais com a Cervhu. “Sentimento de muita gratidão à Cerbranorte. Não fosse essa ajuda externa não tinha como tocar a instituição”, agradece Arlete.

O repasse da Cerbranorte é voltado a um projeto chamado Renascer, cujo objetivo é garantir o bom funcionamento da unidade. Fora esse, a instituição também desenvolve o Projeto Reviver, uma parceria com o Governo do Estado em que são atendidos 10 usuários gratuitamente. “Por isso não são atendidas apenas pessoas da cidade. Tem até de Porto Alegre”, explica a presidente. No local, desenvolvem-se uma série de atividades, como a prática disciplinada da limpeza e a confecção de 24 pães por dia. “Cuidam como se estivessem na própria casa”, finaliza Arlete Ramos.

Para saber mais sobre como funciona o Cervhu contate os números: 9927-0100 ou 999275822. Informações podem ser solicitadas também pelo e-mail cervhu@hotmail.com . A sede fica localizada em Braço do Norte, Rua Joacir Arnaldes, Bairro Lado da União.

Open chat
Entre em contato conosco! =)