site loader
26 de março de 2022 Cerbranorte esclarece a dúvidas dos associados sobre faturas de energia

 Na última semana, através de uma enquete no Instagram, a Cerbranorte perguntou aos associados quais as principais dúvidas em relação à cooperativa. Após 24h, 70% das respostas estavam relacionadas às faturas de energia. A auxiliar de produção da empresa Santa Luzia, Jacenete Spancerski Gainski, 51, era uma dessas pessoas. Moradora do bairro Bela Vista, e associada à Cerbranorte há mais de 20 anos, ela conta que nunca entendeu ao certo sobre sua fatura.

“Eu sempre soube que era para pagar em dia. Então todo dia 10 de cada mês, eu ia até a lotérica e pagava”, conta. “Isso até eu descobrir que posso fazer com o celular e agora pago direto de casa”. Jacenete compartilha que sempre soube quais os eletrodomésticos mais gastam dentro de casa, por isso cuida muito. Contudo, ainda desconhece o que são as demais cobranças que aparecem junto ao consumo. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, atualmente, mais de 40% do valor da conta de luz é composto por encargos e tributos (16% e 28% respectivamente). Para sanar essa dúvida de onde eles estão descritos, separamos alguns tópicos que você pode conferir na sua casa:

Geralmente no quadro maior da fatura estão listados todos os itens de “Consumo”, correspondendo ao mês vigente. Logo abaixo, há outro quadro em que estão descritas as “Outras cobranças”. São elas: as taxas de serviços, juros e multas, caso tenha havido atraso em faturas anteriores, além dos abatimentos e devoluções. Abaixo do valor total da fatura que se encontra o quadro de “Tributos”, onde descreve-se o imposto ICMS, relativo à circulação de mercadorias e serviços no estado, uma das maiores fontes de arrecadação dos mesmos.

Após ler a explicação, Jacenete prometeu que ficará mais atenta aos detalhes da conta de luz, para ter uma noção de como ela é composta. “Saber que parte do que eu pago é uma cobrança do governo, não necessariamente do meu consumo, me faz entender melhor o valor total”, compartilhou, agora informada. Se você, como ela, também tem dúvidas, consulta a aba “entenda sua fatura”, no site da Cerbranorte e conheça a fundo como funciona. 

Open chat
Entre em contato conosco! =)