site loader

Com a aproximação do Dia dos Finados, na próxima segunda-feira, medidas gerais e preventivas em relação à pandemia da covid-19 foram emitidas pelo governo do Estado.

De acordo com a nota emitida, o feriado de Finados tem o potencial de causar grandes aglomerações nos cemitérios e seus entornos e a gravidade da emergência causada pela pandemia do  coronavírus exige das autoridades municipais a adoção de todas as medidas possíveis e tecnicamente sustentáveis para a contenção da transmissão.

“Nós não podemos deixar de pedir para a população reforçar as medidas preventivas contra o coronavírus. Não podemos relaxar neste momento e, sendo o Dia de Finados um dia potencial de causar aglomerações nos cemitérios, lembramos as pessoas das obrigações da utilização da máscara, que não deixem para ir só no dia, que diminuam o tempo de permanência nos cemitérios, que mantenham o distanciamento e, principalmente, as pessoas que estejam positivas ou com suspeita de covid-19, que não saiam de casa e mantenham o isolamento”, ressalta Fernanda Ribeiro Borghezan, coordenadora da Vigilância Sanitária e do Coems (Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde) de Tubarão.

As recomendações ainda são para que as barracas/tendas de vendas disponibilizem álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar para assepsia das mãos de seus clientes. “Vale lembrar que a limpeza ou pintura dos túmulos ou jazigos estão restritas até sexta-feira”, pontua Fernanda.

Autoridades de saúde ainda recomendam que pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) evitem a circulação ou locais com aglomeração de pessoas; que todos levem álcool em gel e ainda que evitem tocar em pessoas, objetos e superfícies.

Medidas emitidas pelo Estado

Entre as medidas gerais, está a recomendação de que as visitas aos cemitérios sejam antecipadas; uso obrigatório de máscara por todos os visitantes e trabalhadores dos cemitérios; organização do fluxo de pessoas nos cemitérios durante o feriado; restringir a limpeza ou pintura de túmulos, jazigos e construções equivalentes até sexta-feira; manter as barracas/tendas de venda de flores e alimentos com distanciamento de dois metros entre elas e que sejam demarcados os espaçamentos entre as pessoas de, no mínimo, um metro e meio.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)