site loader
3 de maio de 2022 Bolacha da região pode bater recorde mundial

São Martinho quer entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book, com a maior bolacha artesanal do mundo.

A cidade, que já é desde 2020 a Capital Catarinense das Bolachas Artesanais, tem 12% da população empregada na produção de uma das maiores delícias típicas da Amurel.  

De acordo com a assessoria da prefeitura, a bolacha deverá pesar mais de 50 kg e a intenção é produzi-la em fevereiro de 2023, no Pavilhão do Produto Colonial. Segundo o município, durante a produção, deverá haver oficinas de produção das bolachas, que serão oferecidas à comunidade.

Com a inserção do município no Guinness World Records, a ideia é atrair turistas e desenvolver o turismo local. Atualmente, a administração municipal busca recursos para viabilizar a inscrição no livro dos recordes.

São Martinho possui 3.109 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e recebe mensalmente em torno de 18 mil visitantes. Segundo a prefeitura, a colônia recebeu o nome de Praia Redonda, por ter uma praia com formato arredondado; em 1962, passou a chamar-se

São Martinho, em homenagem ao padroeiro de várias comunidades alemães.

Marcada por características da colônia germânica, a população ainda conserva casas em estilo enxaimel, com estrutura de madeira preenchida com tijolos e telhados inclinados. A população fabrica e vendendo muitos produtos caseiros.

Capital Catarinense das Bolachas Artesanais
Desde 2020, São Martinho tem o título de Capital Catarinense das Bolachas Artesanais. Fundada por colonos alemães, por volta de 1860, oriundos de Westfalia, Noroeste da Alemanha, a manutenção das tradições se deve, principalmente, à empresa Fluss Haus, que tem uma ampla estrutura de fábrica de bolachas artesanais, loja própria com produtos diferenciados e café colonial.

As bolachas decoradas artesanalmente são conhecidas nacionalmente e, com a proximidade das festas de fim de ano, o movimento de turismo se intensifica a procura dos produtos típicos.

Durante a Páscoa, a cidade também fica movimentada com a produção típica.

Destaque no “Mais Você”
Em 2019, a cidade foi destaque no programa “Mais Você”, da Globo,  pela produção de bolachas natalinas. Durante o programa matinal, a apresentadora Ana Maria Braga elogiou o trabalho. “Sabe aqueles biscoitos artesanais que a gente até coloca de enfeite na árvore? São lindos, são gostosos, tão delicados”, diz. Na época, a apresentadora ganhou uma bolacha em formato de coração, personalizada, e afirmou que ela iria para sua casa como decoração e, depois, seria degustada.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)