site loader
1 de junho de 2022 Amurel retoma discussões para evitar novas enchentes

A Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) retomou ontem as discussões sobre como evitar os alagamentos que atingiram a região no início deste mês. Entre os assuntos de destaque, as barragens.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, que há anos está à frente do seminário anual da enchente de 1974, participaram do encontro, que contou ainda com a presença da vice-prefeita de Capivari de Baixo, Márcia Roberg Cargnin, representantes de entidades como a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) e do Grupo de Acompanhamento do Projeto de Desassoreamento do Rio Tubarão.

A recuperação e disponibilização dos memoriais e desenhos das três barragens projetadas em 1981 pelo antigo Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) foi uma das sugestões discutidas no encontro. Esse material se encontra no arquivo morto da secretaria de Estado de Infraestrutura, mas, como se trata de um projeto de 40 anos, a execução seria financeiramente e ambientalmente inviável. O assunto veio também à tona após o sobrevoo do governador Carlos Moisés nos dias da enchente de maio.

Fonte: Diário do Sul

Open chat
Entre em contato conosco! =)