Ela só tem 12 anos, está no sexto ano do ensino fundamental, mas já acumula vitórias de gente grande. Amabily dos Santos de Oliveira, de Braço do Norte, é bicampeã brasileira de Karatê Interestilos. Foram duas medalhas de ouro consecutivas em competições vencidas em São Paulo no ano passado e neste ano, reunindo jovens de todo o país.
De acordo com a mãe da menina, Cleonice Fatima dos Santos, o gosto pelo karatê teve início há quatro anos, quando Amabily, que sempre gostou muito de esportes, pediu para que a mãe a matriculasse em algo mais específico. “Fomos conhecer uma academia perto de casa, ela fez aula experimental por um mês e se apaixonou. E o resultado desta paixão está aí hoje, com muita dedicação e esforço”, conta.
Com treinos três dias por semana, durante estes quatro anos Cleonice disse que foram pouquíssimas vezes em que ela precisou faltar. “Ela é muito disciplinada e dedicada. Além de amar o que faz. E nós a apoiamos muito, porque esporte é muito importante na vida dos jovens. Ele afasta tudo o que é de ruim e só traz benefícios para a vida”, ressalta.
Este ano, em virtude da pandemia do coronavírus, os treinos e as competições precisaram ser um pouco diferentes. Além do uso de máscara e seguindo todos os protocolos, as aulas foram sem contato físico. Murilo Ferreira de Figueredo, sensei de Amabily, diz que a própria competição foi com apresentações de katá, que mostram as técnicas utilizadas sem precisar de contato com o oponente. “Por conta disso, nossos treinos foram visando este tipo de competição. E deu certo, tanto que viemos com o ouro”, comemora.
Sobre o futuro, a mãe de Amabily diz que ainda é muito cedo para saber. “Ela ainda é muito novinha, tem muita coisa pela frente. Agora ela diz que quer fazer faculdade de Educação Física, mas o futuro dirá o que terá para ela. Mas, com certeza, ela permanecerá se dedicando a fazer o que gosta”, diz.
Próximas competições
O sensei Murilo diz que Amabily ainda terá este ano mais uma participação em um campeonato em São Paulo, que será classificatório para o Mundial da Polônia. “Ela é muito dedicada e disciplinada e me orgulha ver este desempenho dela em tão pouco tempo. A Amabily tem um espírito diferente para o karatê, isso a diferencia. Sem contar a maturidade apresentada para a sua idade”, comenta, orgulhoso, o treinador da menina.
Fonte: Diário do Sul